Como fazer mochi de chá verde - receita

O vídeo começa em: 6

Depois de um almoço delicisoso como o tonkatsu, uma sobremesa deliciosa e típica japonesa pode ser a escolha perfeita para fechar a refeição. O mochi, um bolinho de massa de arroz glutinoso, é uma opção leve e refrescante que harmoniza perfeitamente com o sabor rico e intenso do tonkatsu. Sua textura pegajosa e macia é um contraponto interessante à crocância do empanado de porco, criando uma experiência única para o paladar. Além disso, o mochi pode ser servido com diferentes recheios, como pasta de feijão doce ou frutas, ampliando ainda mais as possibilidades de sabores. Se você deseja finalizar o almoço com uma sobremesa autêntica e deliciosa, o mochi é a escolha perfeita após um prato de tonkatsu.

#mochi#chaverde#comidajaponesa

Essa receita rende de 14 à 16 unidades de mochi

Ingredientes do mochi de chá verde

Como fazer o mochi de chá verde

  1. Para começar a fazer o mochi, lave o arroz japonês.
  2. Escorra o arroz e coloque em uma tigela e cubra com água até passar 1 dedo do arroz.
  3. Deixe descansar por 4 horas.
  4. Depois de descansar, escorra novamente e bata no liquidificador com 100 ml de água. Bata um pouco e acrescente o chá verde e o açúcar e continue a bater até obter uma massa lisa e macia, que será a massa base do seu mochi de chá verde. Se precisar, vá colocando mais água aos poucos.
  5. Pegue essa massa do mochi de chá verde e coloque em uma tigela. Coloque na geladeira e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
  6. Em uma panela de cozimento à vapor, cubra com um pano fino. Retire o excesso de água que ficou na superfície da massa de mochi e coloque sobre o pano.
  7. Cozinhe a massa do mochie de chá verde no vapor por aproximadamente 40 minutos, ou até a massa ficar bem consistente, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
  8. Com a massa  do mochi de chá verde, despeje sobre uma superfície polvilhada com o amido de arroz.
  9. Quando a massa do mochi já estiver fria o suficiente para não queimar a sua mão, separe em porções com uma colher de sopa e enrole o mochi, formando bolinhas de 3 a 4 cm de diâmetro.
  10. Passe cada bolinha do mochi no amido de arroz e, se quiser, sirva em forminhas de papel.
Como fazer mochi de chá verde - receita

Mais sobre o Mochi

Perfeitamente mastigável com um toque de doçura, o Mochi  de Chá Verde é um doce japonês atemporal apreciado por todas as idades no mundo todo. Sirva o mochi com sabor de matcha com chá verde ou hojicha para um delicioso chá da tarde japonês!

O Mochi possui uma textura macia e mastigável. Tem uma forma de um bolinho redondo pequeno e achatado, cada mordida do é uma delícia. No Japão, tem diferentes estilos de mochi e esse tipo específico é chamado Daifuku Mochi.

Esta sobremesa não requer nenhum evento específico, porque realmente deixa uma impressão em qualquer pessoa que você faça. Também conhecida como Ang Ku Kueh, o mochi é uma massa de farinha de arroz adoçada, glutinosa (pegajosa, que não deve ser confundida com nada de 'glúten'), tradicionalmente recheada com pasta de feijão com sabor. Mesmo que seus convidados tenham experimentado Mochi antes, há uma gama completa de sabores que você tem à sua disposição - qualquer sabor que você possa imaginar indo bem com massa doce que será o ideal!

O arroz mochigome

O arroz mochigome é um tipo de arroz glutinoso japonês que é valorizado por sua textura pegajosa e suave, bem como por sua capacidade de ser moldado em várias formas para sobremesas japonesas tradicionais, como mochi. O termo "mochigome" é uma combinação das palavras japonesas "mochi", que significa "bolinho de arroz", e "kome", que significa "arroz".

O arroz mochigome é diferente dos outros tipos de arroz comuns, como o arroz branco e o integral, porque contém um alto nível de amilopectina, um tipo de amido que é responsável por sua textura pegajosa e suave. Quando cozido, o arroz mochigome se torna uma massa pegajosa, o que o torna ideal para sobremesas japonesas, como o mochi, que é feito enrolando o arroz mochigome cozido em bolas.

O arroz mochigome é frequentemente usado em pratos japoneses tradicionais, como o ozoni, uma sopa de arroz mochigome com vários ingredientes, como legumes, frango ou peixe, servida durante o Ano Novo japonês. Além disso, o arroz mochigome é usado em muitas sobremesas japonesas tradicionais, como o dango, que são bolinhos de arroz em forma de esfera, servidos com molho de soja ou molho adocicado.

Para cozinhar o arroz mochigome, é importante lavá-lo várias vezes até que a água fique clara para remover o excesso de amido. O arroz mochigome é cozido em uma proporção de 1:1,2 de arroz para água e é deixado em fogo baixo por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que toda a água seja absorvida. Em seguida, o arroz é deixado descansar por alguns minutos antes de ser usado em receitas de sobremesas ou pratos salgados.

O arroz mochigome é amplamente disponível em lojas de alimentos asiáticos e na internet em todo o mundo. Embora seja mais comumente usado na culinária japonesa, o arroz mochigome também é usado em outras cozinhas asiáticas, como a coreana e a chinesa, onde é conhecido como "arroz glutinoso".

O arroz mochigome é um tipo de arroz glutinoso japonês valorizado por sua textura pegajosa e suave. É usado em muitas sobremesas japonesas tradicionais, como o mochi e o dango, bem como em pratos salgados, como o ozoni. É facilmente disponível em lojas de alimentos asiáticos e é um ingrediente versátil na culinária asiática.

Receita publicada em 27/01/2020

Comentários da receita: Como fazer mochi de chá verde - receita

Deixe seu comentário

Receitas

Veja mais receitas em vídeo